Existem, porém, mercados com desempenho em menor velocidade que os de alta tecnologia; o que mais importa, nesses casos, é o serviço prestado aos clientes.

É a situação, por exemplo, do mercado de turismo no Brasil, praticamente inexplorado. Um negócio bem estruturado para esse nicho de mercado pode alcançar sucesso rapidamente. O Brasil não tem tradição de receber muitos turistas estrangeiros, apesar de suas belezas naturais exuberantes, que podem constituir forte apelo turístico.

Essa visível oportunidade de mercado, para ser bem aproveitada, depende de fatores como, por exemplo, maior criatividade e excelência nos serviços prestados, além de fatores que estariam fora da competência privada e sim na área governamental (segurança, câmbio compatível etc.).

Freqüentemente ocorre, o candidato a empreendedor ter idéia brilhante, dirigida a um mercado que ele conhece pouco ou em ramo de negócios no qual nunca atuou profissionalmente. As chances de sucesso, em tais hipóteses são mínimas.


É aconselhável a criação de negócios em áreas nas quais já existe alguma experiência acumulada; áreas em que já trabalhou ou tem sócios que nelas já trabalharam.


Não é prudente arriscar tudo, em negócios cuja dinâmica do mercado e forma operacional de tocar a empresa você desconhece, ou pelos quais simpatiza por serem de área na qual você acredita que poderá fazer muito dinheiro. Lembre-se que em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio; ganhar dinheiro é a conseqüência.


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