| Unidade 2 | Módulo 5 | Tela 1 |
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1 - Importância da estratégia empresarial
A respeito do Poder Estratégico, Sun Tzu esclarece:
A respeito das Disposições Estratégicas, Sun Tzu afirma:
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Tela 2 |
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As citações anteriores dizem respeito aos grandes guerreiros da Antigüidade, mas podem ser recontextualizadas no mundo atual e dirigidas aos modernos guerreiros, que são os empreendedores. Eles travam uma batalha na busca do sucesso e, para vencê-la, precisam lançar mão de armas como o gerenciamento estratégico. A estratégia estabelece os parâmetros para a organização, definindo em que negócio ela está e a maneira pela qual competirá. Um dos papéis importantes da estratégia é o de fornecer o direcionamento do negócio.
A estratégia
pode ser decidida em termos explícitos e até mesmo ser
documentada. Entretanto, mesmo que a organização não
articule uma estratégia, não significa que não
a possua.
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Tela 3 |
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Por
que é necessário ter uma estratégia?
Por outro
lado, a estratégia também pode ser vista como forma de
disciplina sobre a administração.
A existência de uma estratégia, seja ela articulada em termos explícitos, ou esteja implícita nas mentes dos administradores, pode fornecer um ponto de referência para a organização. Tal ponto de referência funcionaria como disciplina sobre a busca desenfreada das oportunidades empresariais (metas). |
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Tela 4 |
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| 2
- Desenvolvimento da estratégia empresarial |
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Tela 5 |
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3
- Estratégia, sucesso empresarial e lucratividade
A estratégia
fornece estabilidade de direção e orientação
coerente, enquanto permite a flexibilidade de adaptação
às circunstâncias em mudança. A combinação dessas quatro características, em geral, está presente nas estratégias que se revelam eficazes. |
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Tela 6 |
A meta principal da estratégia é levar o empreendimento ao sucesso e, conseqüentemente, obter lucro.
No caso
da companhia de capital aberto, o valor de mercado das ações
é o valor atual do retorno antecipado sobre elas. Portanto, se
uma firma pretende agir visando os interesses de seus acionistas por
meio da maximização do patrimônio do acionista,
isso significa a maximização dos lucros no decorrer do
tempo.
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Tela 7 |
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As fontes
de rentabilidade correspondem intimamente às questões
decisivas, que precisam ser respondidas para definir e descrever a estratégia
da empresa.
As respostas a essas perguntas definem os dois principais níveis de estratégia da empresa: Referidos níveis de estratégia também correspondem à estrutura organizacional da corporação multiempresarial típica. A estratégia corporativa é de responsabilidade da matriz. A responsabilidade primária pela elaboração da estratégia empresarial é atribuída a cada uma das divisões. Finalmente, as estratégias empresariais são articuladas em detalhes e implementadas por meio de estratégias em nível funcional. |
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Tela 8 |
| 4
- Gerenciamento da estratégia
Existem
conceitos e técnicas que trazem ordem e eficácia ao processo
de elaboração da estratégia. Eles podem oferecer
uma percepção esclarecedora das fontes de sucesso em diferentes
negócios e os pontos positivos e negativos de empresas diferentes.
O resultado é que os gerentes estão, constantemente, diante de dilemas que devem ser resolvidos. |
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Tela 9 |
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A existência
de uma estratégia básica, segura e bem articulada, desempenha
papel cada vez mais importante para os rumos das empresas. Elas precisam,
cada vez mais, ter simbolismo, ser humanizadas e vivas, agindo com duplo
planejamento - hoje para amanhã - e com a integração
de todos os seus segmentos.
A seqüência MOST envolve um processo de aumento do grau de especificação. Ela começa com metas organizacionais globais, articula essas metas numa forma orientada para a ação, identifica a estratégia e o objetivo que essa estratégia procura alcançar e, finalmente, especifica a tática adequada.
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Tela 10 |
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Resumo O empreendedor
deve estar preparado para desenvolver seu negócio e gerenciá-lo
de forma estratégica. A estratégia é fundamental
para que a organização funcione de forma unificada, com
ações e decisões coerentes, umas com as outras
e com as metas do empreendimento. Dentre
as características das estratégias bem sucedidas, destacam-se
como principais: traçar metas de longo prazo simples, consensuais,
claras e coerentes; análise do ambiente competitivo pela identificação
das necessidades comuns dos consumidores; avaliação objetiva
dos recursos humanos e de controle dos produtos e, finalmente, implementação
eficaz que exige liderança, estrutura organizacional e sistemas
de gerenciamento que induzam ao envolvimento de todos os empregados
à mobilização de recursos. |
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| Unidade 3 | Módulo 1 | Tela 11 |
| 1 - A importância do plano de negócios
A elaboração
do plano de negócio envolve um processo de aprendizagem e auto-conhecimento
e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios.
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Tela 12 |
| Três aspectos-chave devem sempre estar focados em qualquer plano de negócio. São eles:
O plano de negócio é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. A falta ou falha de planejamento adequado do negócio acarreta fracassos que poderiam ser evitados. Essas falhas podem acontecer devido, por exemplo, a armadilhas no gerenciamento do dia-a-dia das empresas, principalmente as de pequeno porte.
Não existem fórmulas para precaver-se dessas armadilhas. Os empreendedores, para evitá-las, devem investir sempre na capacitação gerencial contínua, na aplicação dos conceitos teóricos para que adquiram a experiência necessária e na disciplina do planejamento periódico das ações que devem ser implementadas na empresa. |
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Tela 13 |
O planejamento é uma técnica que transforma sonhos em realidade.
O planejamento é uma ferramenta de gestão que pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor, seguindo o caminho lógico e racional. Apenas razão e raciocínio lógico são suficientes para determinar o sucesso do negócio? É evidente que não! Se assim ocorresse, a arte de administrar não seria mais arte, apenas uma atividade rotineira, onde o feeling do administrador nunca seria utilizado. Mas existem alguns passos, ou atividades rotineiras, que devem ser seguidos por todo empreendedor. A arte estará em como o empreendedor traduzirá esses passos, realizados racionalmente, em um documento que sintetize e explore as potencialidades de seu negócio, bem como os riscos inerentes a ele. E o que se espera de um plano de negócio? Que seja uma ferramenta para o empreendedor expor suas idéias em uma linguagem compreensível para os leitores do plano de negócio e, principalmente, que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. |
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Tela 14 |
Qual
é a hora de usar um plano de negócios?
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Tela 15 |
2
- Estrutura do plano de negócio
Cada negócio
tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir
um modelo padrão de plano de negócio que seja universal
e aplicado a qualquer negócio. Uma empresa de serviços é
diferente de uma empresa que fabrica produtos ou bens de consumo.
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Tela 16 |
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Assim como há diferentes tipos de empreendimento, também há diferentes estruturas possíveis para a confecção de um plano de negócio. Veja algumas delas e lembre-se de que:
Nas estruturas
a seguir, a orientação sobre o conteúdo das seções
será desenvolvida apenas na Estrutura 1. Nas demais, será
apresentado apenas o roteiro das estruturas do plano de negócio,
já que o conteúdo das mesmas deve seguir as mesmas regras
e sugestões listadas em cada seção da Estrutura 1.
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Tela 17 |
3
- Plano de negócio como ferramenta de gerenciamento
As informações
contidas no plano de negócio também devem ser utilizadas
internamente, guiando e validando os esforços de melhoria da empresa.
Para que isso aconteça, é necessário que exista monitoramento
periódico da situação atual em relação
aos números previstos, ou metas, do plano. |
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Tela 18 |
Essa ferramenta
é dinâmica e exige a criação de um procedimento
de atualização periódica dos dados, de forma a se
ter sempre uma visão do momento da empresa, do seu passado e das
metas previstas. |
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Tela 19 |
| Resumo Nesse módulo você teve oportunidade de entender a importância do planejamento e o porquê de todo empreendimento ter um documento - plano de negócio – que diga detalhadamente o que é a empresa, esclareça qual o modelo de negócio e auxilie na gestão da organização. O plano de negócio é composto por partes, seções com objetivos específicos e deve responder a três perguntas principais: qual é o seu negócio? O que vende? Qual o seu mercado? O processo de elaboração desse documento, fundamental para o sucesso da empresa, permite ao empreendedor aprender sobre o seu negócio e conhecer o ambiente em que se situa. Dessa forma, o empreendedor pode traçar as ações e estratégias adequadas, investir na capacitação gerencial, na aplicação dos conceitos teóricos e na permanente avaliação do planejamento. O planejamento, principalmente das pequenas empresas, deve criar mecanismos que possibilitem evitar o fracasso dos negócios ocasionado, freqüentemente, pela falta de experiência, dinheiro ou crédito, atitudes e localização erradas, expansão, gerenciamento de inventário, ou utilização imprópria dos recursos do proprietário e excesso de capital em ativos fixos. A gestão do negócio, apoiada por um bom planejamento, é uma arte. Portanto, não envolve só razão ou raciocínio lógico. O sentimento, a percepção, a sagacidade e a inteligência do empreendedor garantem o sucesso do negócio e devem estar expressos no plano de negócio para mostrar e convencer o mercado da viabilidade e probabilidade de sucesso da empresa em todos os outros aspectos do empreendimento, além do financeiro. Todo plano de negócio deve ser escrito de forma objetiva, destacando a essência e os aspectos relevantes do empreendimento. Algumas estruturas de plano de negócio foram apresentadas procurando mostrar ao empreendedor que não existe um padrão universal ou formato de plano de negócios que se aplique a todo tipo de negócio. O plano de negócio não tem o propósito de apenas informar ao público externo sobre o empreendimento, mas também a função de auxiliar na gestão da empresa. O que foi definido como relevante, tais como: missão, metas e objetivos a alcançar, processos de produção, pesquisa e desenvolvimento dos produtos e serviços deve ser objeto de permanente e sistemática avaliação interna, realizada pelos funcionários e gestores visando à melhoria do negócio. Uma forma simples e eficiente de monitoramento pode ser feita por meio do Painel de Metas que registra um conjunto de medidas de desempenho de áreas específicas da empresa. Esse instrumento informa sobre a evolução da empresa ao longo do tempo e, portanto, dever estar a disposição de todos num lugar acessível. O Painel de Metas, enfim, é o espelho do Plano de Negócio. |
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| Unidade 3 | Módulo 2 | Tela 20 |
1
- Estrutura básica
Os diversos itens foram agrupados em 4 blocos:
Cada item será analisado detalhadamente, com exceção do último, 10. Anexos, que consiste nos documentos considerados importantes para esclarecer ou comprovar informações contidas no plano. |
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Tela 21 |
| 2
- Aspectos iniciais 1) Capa: a primeira página do plano de negócio será a capa. Ela serve como página de título e deve conter as seguintes informações:
2) Sumário: o sumário do plano de negócio é imprescindível e deve conter o título de todas as seções do plano e suas respectivas páginas. |
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Tela 22 |
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3) Sumário
executivo: essa
seção deve expressar uma síntese do que será
apresentado na seqüência, preparando o leitor e atraindo-o
para uma leitura com mais atenção e interesse. Embora se
localize no início do documento, deve ser a última parte
a ser escrita. |
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Tela 23 |
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| 3
- Natureza do negócio 4)
Descrição da empresa: essa seção
deve apresentar um breve resumo da organização da empresa
mostrando o porquê de sua criação, sua história
e sua situação atual. É importante enfatizar as características
únicas do negócio e projetar o seu desenvolvimento nos próximos
anos. |
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Tela 24 |
| 5) Produtos e serviços: nesse tópico do Plano de Negócio devem ser explicitados os produtos e serviços da empresa, com argumentos que justifiquem sua capacidade de fornecê-los e a forma como isso será feito. É preciso apresentar, também, as características da equipe de produção e ressaltar os aspectos nos quais os produtos/serviços diferem dos da concorrência. Deve ser dito, ainda, onde são obtidos os suprimentos e o porquê da escolha dos fornecedores.
Normalmente,
os produtos possuem um ciclo de vida, passando por
quatro etapas clássicas de desenvolvimento: introdução
(nascimento), crescimento, maturação e declínio.
Deve ser especificado em qual estágio do ciclo de vida encontram-se
os produtos da empresa. Dependendo do estágio em que se encontram,
as estratégias de marketing a serem utilizadas poderão
variar.
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Tela 25 |
| Qualquer
empresa que comercialize produtos de base tecnológica, necessariamente,
deve possuir uma política interna de pesquisa e desenvolvimento
(P&D). A falta de recursos para laboratórios próprios
pode ser contornada através de convênios com Institutos de
Pesquisas e Universidades. Esses parceiros são fortes e deve-se
citá-los e explicar como ocorre essa integração.
É preciso que o orçamento dessas empresas preveja uma parcela
significativa de recursos para P&D. Nessa parte do plano de negócio, o empreendedor deve expor de forma objetiva o fluxo do processo de produção e distribuição, de preferência de forma gráfica envolvendo todas as etapas e custos na obtenção do produto. Indicar se os custos são competitivos e se a empresa tem capacidade para atender aumento de demanda. Caso a empresa dependa de terceiros no processo de produção, isso também deve ser considerado, descrevendo onde cada terceiro se insere no processo, os custos envolvidos, por que os terceiros foram escolhidos e por que a empresa optou pela terceirização. Devem ser listados os produtos e serviços futuros planejados para fornecimento após o crescimento da empresa. |
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Tela 26 |
| 4
- Aspectos comerciais 6) Mercado e competidores: a análise de mercado é considerada por muitos a parte mais importante do plano de negócio e, também, a mais difícil de se fazer, pois toda a estratégia de negócio depende do como a empresa abordará seu mercado consumidor, sempre procurando se diferenciar da concorrência, agregando maior valor aos seus produtos/serviços, com o intuito de conquistar seus clientes continuamente. É importante que a empresa conheça muito bem o mercado no qual atua ou pretende atuar, pois só assim conseguirá estabelecer uma estratégia de marketing vencedora. |
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Tela 27 |
Em relação
ao tópico Mercado e Competidores, veja o que diz
Dornelas (2001):
Esse item
deve começar com a análise da indústria/setor,
feita com um breve histórico do mercado nos últimos anos
e a análise das tendências da indústria para os próximos
anos.
As grandes empresas efetuam várias pesquisas com seus clientes em potencial antes de decidir lançar um determinado produto. O ideal é que as empresas de pequeno porte também realizem pesquisas abrangentes a ponto de fornecer-lhes suporte para a estratégia da empresa, mas é sabido que a limitação de recursos financeiros impede ações mais amplas por parte do pequeno empreendedor. Nesse caso, a criatividade mais uma vez deve ser colocada em prática e o empreendedor deve trabalhar com os recursos disponíveis. Pesquisas-piloto podem ser feitas pelo próprio empreendedor e seus sócios, abordando diretamente clientes-alvo, fornecedores, amigos, família etc., visando a descobrir entre outras coisas:
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Tela 28 |
A análise da concorrência não se limita aos concorrentes diretos, aqueles que possuem produtos similares aos da empresa. Devem ser considerados, também, os competidores indiretos, aqueles que, de alguma forma, desviam a atenção de seus clientes, convencendo-os a adquirir seus produtos.
Conhecer
a concorrência é dever de qualquer empreendedor que queira
competir e vencer no mercado. A importância de uma análise
criteriosa dos principais concorrentes fica evidente quando a empresa
precisa estabelecer uma estratégia de marketing e conhecer quais
alternativas de produtos/serviços existem no mercado onde sua empresa
atua e, ainda, porque seus clientes-alvo optam por outro produto. |
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Tela 29 |
7)
Marketing e vendas: as estratégias de marketing são
os meios e os métodos que a empresa deverá utilizar para atingir
seus objetivos. Essas estratégias geralmente se referem ao composto
de marketing, ou os 4P's (quatro pês):
A empresa
pode adotar estratégias específicas, atuando sobre o composto
de marketing, de forma a obter melhores resultados sobre seus concorrentes.
A projeção de vendas da empresa está diretamente
ligada à estratégia de marketing estabelecida, pois depende
de como o produto será posicionado no mercado, qual será
sua política de preços, as promoções e os
canais de venda que serão utilizados e, ainda, como o produto chegará
ao cliente. No caso de serviços, a analogia é a mesma. |
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Tela 30 |
| 5
- Aspectos estratégicos e financeiros
8)
Análise estratégica: o termo
estratégia é muito utilizado pelos empreendedores para definir
como agir numa negociação, fechar uma parceria, entrar em
um novo mercado, lançar um novo produto, mas sempre de maneira
subjetiva, não processual.
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Tela 31 |
| 9)
Plano financeiro: a parte financeira é, para muitos empreendedores,
a mais difícil do plano de negócio. Isso porque ela deve refletir
em números tudo o que foi escrito até então nas outras
seções do plano, incluindo investimentos, gastos com marketing,
despesas com vendas, gastos com pessoal, custos fixos e variáveis,
projeção de vendas, análises de rentabilidade do negócio
etc. A prática e um perfeito entendimento dos objetivos do negócio permitem elaborar a parte financeira do plano de maneira simples e fácil, mas, ainda assim, de forma um pouco trabalhosa. Por isso, é aconselhável que o empreendedor recorra a uma assessoria contábil e financeira para auxiliá-lo nessa tarefa.
Conheça os principais demonstrativos a serem apresentados em um plano de negócio.
Todos os demonstrativos devem ser projetados com um horizonte mínimo de três anos. No caso do fluxo de caixa, deve ser detalhado mensalmente. |
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Tela 32 |
É por meio desses instrumentos que se torna possível efetuar uma análise de viabilidade de negócio e o retorno financeiro proporcionado. Existem métodos e técnicas para realizar essas análises, como os que serão apresentados a seguir.
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Tela 33 |
As decisões
empresariais são tomadas a partir da combinação de
informações quantitativas e qualitativas e de experiências
que, juntas, fornecem os elementos para o cálculo econômico.
As demonstrações financeiras são informações
valiosas para gerentes e empreendedores. A utilidade reside em informar
os resultados das decisões empresariais executadas e possibilitar
sua avaliação e correção.
Finalmente, o empreendedor deve estabelecer quais são as metas financeiras de seu negócio e, por meio de instrumentos financeiros, acompanhar seu êxito. Com as demonstrações financeiras e o planejamento financeiro, é possível estabelecer e cumprir as respectivas metas ou redefini-las se necessário. |
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Tela 34 |
| Resumo Com relação ao plano de negócio, foram analisados os tópicos básicos que o constituem. Nos aspectos iniciais, foram vistos a importância da capa do plano, a construção do sumário e do sumário executivo. Definindo a natureza do negócio, encontram-se os tópicos descrição da empresa e seus produtos/serviços. Os aspectos comerciais são apresentados na análise do mercado e dos competidores, e na elaboração de uma estratégia de marketing. Finalmente, foram abordados os tópicos que abrangem a análise estratégica da empresa e os principais aspectos financeiros envolvidos. Cada um desses tópicos merece toda atenção na hora de elaborar o Plano de Negócio, sempre lembrando que ele serve a objetivos específicos junto aos agentes externos ao empreendimento e, também, serve como ferramenta gerencial no âmbito interno da empresa. |
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