As empresas efetuam suas compras, normalmente, a prazo, sejam elas de
mercadorias para revenda ou de matérias-primas para fabricarem
seus produtos, fazendo uso, assim, de seu crédito junto aos fornecedores.
Para que não faltem mercadorias ou matérias-primas, interrompendo
o fluxo de comércio ou de produção, fazem estoques
(armazenagem) desses produtos.
Por fim, efetuam suas vendas, usualmente também concedendo prazos
para pagamento e, assim, aumentando o volume de suas operações.
Estas
operações de compra de matéria-prima, transferência
da matéria-prima para produção, formando o estoque
disponível para venda, geram lançamentos contábeis,
a saber:
A compra de matéria-prima gera um estoque na empresa e, sendo
a prazo, uma dívida com fornecedores.
O consumo da matéria-prima para produção gera o
estoque de mercadorias para vendas, cujo valor é o de custo para
produção (custos diretos e indiretos).
Quando a empresa realiza a venda de mercadorias, temos uma receita de
vendas e, se for a prazo, um aumento das duplicatas a receber/clientes.