Entretanto, como vimos, não basta manipulá-los e organizá-los adequadamente para chegar a boas informações. É necessário traçar relações entre os diferentes tipos para se adicionar valor ao resultado pretendido. No nosso exemplo dos tijolos, se acrescentarmos cimento, tinta e outros materiais – outros dados –, podemos obter um resultado muito melhor. Essas relações, contudo, não são feitas automaticamente: é preciso saber construir uma mesa ou uma escada.

Como dissemos, é preciso saber construir cada relação, ou seja, é necessário conhecimento. Dessa forma, a informação pode ser considerada um dado que recebeu utilidade como efeito da aplicação de conhecimento.

Denominamos conhecimento como uma combinação de instintos, ideias, regras e procedimentos que guiam ações e decisões. Mas as pessoas também o adquirem por meio da informação. No entanto, informação só se transforma em conhecimento quando é compreendida, quando seu conteúdo é reconhecido pelo indivíduo e passa a fazer parte de sua memória e experiência, de forma que possa ser utilizada para gerar resultados.



Copyright © 2010 AIEC.