Busca da informação

Os sistemas de busca são formas organizadas de se obter informação. Três sistemas de busca podem ser apontados como principais:

Prospecção


Aquisição da informação disponível no ambiente com o objetivo de orientar a ação futura da organização em relação a mudanças ambientais. Pode ser contínua, com o monitoramento constante das fontes de informação, reativa, de acordo com uma necessidade específica da organização, ou periódica, realizada em períodos determinados. A prospecção pode ser também irregular, quando a busca é feita eventualmente sem grandes razões para isso. Sob uma abordagem individual, a prospecção é um método pelo qual as pessoas executam seu papel de sensores para a organização. São provedores de informação que a captam, analisam e distribuem para contribuir com o desempenho da organização.


Busca focada


Busca de nova informação quando as alternativas presentes não satisfazem os objetivos, quando não se conhece uma solução para um problema, ou quando é necessário identificar uma oportunidade ou ameaça desconhecida.


Monitoração de desempenho


Aquisição de informação para controlar o desempenho da organização. É um processo de feedback que acontece formal ou informalmente, destinado à melhoria do desempenho e à aprendizagem


Cada sistema de busca tem suas vantagens, e deve ser utilizado de acordo com as particularidades da organização.



Copyright © 2010 AIEC.