Sistemas abertos x sistemas fechados

Os sistemas podem ser abertos ou fechados dependendo de como é o fluxo de informações no sistema.

Em um sistema aberto, há uma interação com outros sistemas. Por exemplo, um sistema de pagamento de uma empresa deve receber dados do departamento comercial sobre contas, deve receber informações do departamento de pessoal sobre funcionários e salários e deve receber informações de contas a pagar.

Podemos verificar que os subsistemas vistos anteriormente são sempre sistemas abertos, pois a informação gerada pelos subsistemas devem ser compartilhadas para outros subsistemas.

O fluxo de materiais, informação e energia é permanente e se realiza de diferentes maneiras: um telefonema pode ser tanto uma entrada quanto uma saída de informação; a energia elétrica é uma entrada de energia assim como o calor emitido pela chaminé de uma fábrica é uma saída de energia.

Em um sistema fechado, não existe conexão com outros sistemas, nada é compartilhado com outros sistemas, nenhuma informação é recebida de outros sistemas, não existindo interação com o mundo exterior. Ou melhor, interagem muito pouco, porque são raros os sistemas totalmente fechados.

Por exemplo, um relógio interage pouco com o ambiente: precisa apenas de energia para funcionar. Com uma simples pilha (uma única entrada), ele pode permanecer funcionando por anos, atingindo seu objetivo de marcar as horas. Podemos classificá-lo como um sistema fechado.


Copyright © 2010 AIEC.