2 - Sistemas de Informação Gerencial (MIS ou SIG)

Logo após o aparecimento dos primeiros sistemas de informação transacionais, surgiu a necessidade de gerar informações gerenciais consolidadas, seguras e rápidas. Assim, os gerentes poderiam ter mais segurança a respeito do rumo a tomar e de como a organização se encontra no mercado, o que é útil no processo decisório. Para isso, foram desenvolvidos os Sistemas de Informações Gerenciais (MIS ou SIG).


Os Sistemas de Informação Gerenciais são um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos usados para transformar os dados em informações a fim de fornecer informações rotineiras aos gerentes tomadores de decisão, com foco na eficiência operacional e na otimização dos resultados esperados.

Um SIG coleta, valida, executa operações, transforma, armazena e apresenta informações para o uso do planejamento e orçamento, entre outras situações gerenciais.

Basicamente os SIGs fornecem aos gerentes informações passadas e presentes sobre a organização, suas transações e seu ambiente na forma de relatórios (de custos, de demandas de exceção, entre outros) padronizados com base nos dados e nas informações do Sistema de Informações Transacionais (SIT).



Copyright © 2010 AIEC.