1 - UCP

A unidade central de processamento é o cérebro do computador. A CPU é encarregada de gerenciar todo o tráfego de informações e também efetuar todo o processamento de dados. A peça principal da UCP (ou CPU) chama-se processador, que é composto de outros elementos: a unidade de controle – UC e a unidade de aritmética e lógica - ULA, o registrador de dados, o registrador de instruções e uma via de dados (barramento ou bus). Como exemplo de processadores atuais, podemos citar os processadores Pentium IV da marca Intel e os processadores Athlon 64 da marca AMD.

Atualmente os microprocessadores são utilizados em vários dispositivos para a realização das mais diferentes tarefas, incluindo dispositivos de telecomunicações. Um exemplo disso é que vários fabricantes incluindo a Intel, principal fabricante de processadores, está investindo na integração de circuitos wireless dentro dos chips, para que o usuário não precise de nenhum outro dispositivo ligado ao seu computador para se conectar em redes wireless.

O desempenho do processador está ligado à chamada freqüência de clock . Podemos então supor que um processador Pentium IV à 2GHz (dois gigahertz) e mais lento que um processador Pentium IV à 3 GHz.



Copyright © 2010 AIEC.