DVD (Digital Versatile Disk) - O DVD apareceu para substituir o formato VHS, permitindo gravar até 9,4GB de dados. Ficou restrito durante certo tempo à distribuição de filmes em locadoras, mas com a redução do custo da mídia (disco DVD virgem) acabou sendo utilizado também nos computadores para a realização de cópias de segurança (backups).

Os DVDs podem ter uma ou duas camadas. O DVD de uma camada permite a gravação de até 4,7GB, sendo atualmente o mais difundido. Os DVDs com duas camadas (dual layer) podem armazenar até 9,4 GB de dados, mas devido ao elevado preço da mídia dupla camada ainda tem seu uso limitado.

Blueray e HD-DVD - Duas novas tecnologias estão sendo propostas para substituir o DVD. Mas afinal por que substituir a recente tecnologia DVD? Na verdade as empresas já estão pensando em uma nova revolução que deve chegar em breve que é a televisão digital.

A televisão digital deve proporcionar ao telespectador imagens com uma resolução nunca vista além de permitir a interatividade (compras online, pesquisas de opinião, votações) e a mobilidade. Poderemos assistir à televisão com alta definição no carro, no celular ou no notebook. Logo, se a televisão é de alta definição, os filmes que deveremos alugar nas videolocadoras também devem ser de alta definição.

É exatamente por isso que já estamos pensando no substituto do DVD, pois os DVDs atuais não poderiam conter nem 30 minutos de um filme de alta definição. Logo precisamos de outras tecnologias com alta capacidade de armazenamento. Duas tecnologias são as mais propensas a substituir o DVD: tecnologia Blueray e HD-DVD.



Copyright © 2010 AIEC.