Adquirindo Hardware

Normalmente a aquisição de hardware dentro da empresa é feita pelo responsável pelo departamento de TI em conjunto com consultores técnicos. Entretanto o envolvimento do usuário final no processo de decisão pode tornar a escolha mais acertada, aumentando satisfação do empregado em relação ao computador.
Na aquisição de computadores o administrador deve se preocupar com os seguintes aspectos:

• Potência do equipamento: desempenho do processador, tamanho da memória, capacidade do dispositivo de armazenamento secundário.
• Pacotes de serviços: garantias estendidas, reparos on-site, hardware reserva, software de gerenciamento são diferenciais que agregam valor ao produto.
• Expansão: verifique se será possível aumentar mais tarde a quantidade de memória, se há slots livres na placa mãe.
• Tipo e resolução do monitor: o monitor LCD cansa menos a vista, é mais leve e ocupa menos espaço que os monitores convencionais (CRT).
• Ergonomia: quem trabalha no computador por várias horas deve ter um equipamento que seja ergonômico evitando a fadiga e problemas de saúde. Considere a utilização de teclados ergonômicos, protetores de tela, mesas e cadeiras ergonômicas.
• Compatibilidade: verifique se o hardware é compatível com os softwares que serão utilizados na máquina. Deve verificar se o hardware do computador é compatível com os periféricos que se pretende instalar
• Eficiência: nem sempre o hardware mínimo que o fabricante de software sugere possibilita realmente um trabalho eficiente.
• Custo: todos os fatores acima devem ser pesados em relação ao custo total, para isso é fundamental que o administrador busque informações em revistas, jornais e sites especializados para que compare ofertas e tome a decisão correta.



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