Adquirindo
Hardware
Normalmente
a aquisição de hardware dentro da empresa é feita
pelo responsável pelo departamento de TI em conjunto com consultores
técnicos. Entretanto o envolvimento do usuário final no
processo de decisão pode tornar a escolha mais acertada, aumentando
satisfação do empregado em relação ao computador.
Na aquisição de computadores o administrador deve se preocupar
com os seguintes aspectos:
•
Potência do equipamento: desempenho do processador, tamanho da
memória, capacidade do dispositivo de armazenamento secundário.
• Pacotes de serviços: garantias estendidas, reparos on-site,
hardware reserva, software de gerenciamento são diferenciais
que agregam valor ao produto.
• Expansão: verifique se será possível aumentar
mais tarde a quantidade de memória, se há slots livres
na placa mãe.
• Tipo e resolução do monitor: o monitor LCD cansa
menos a vista, é mais leve e ocupa menos espaço que os
monitores convencionais (CRT).
• Ergonomia: quem trabalha no computador por várias horas
deve ter um equipamento que seja ergonômico evitando a fadiga
e problemas de saúde. Considere a utilização de
teclados ergonômicos, protetores de tela, mesas e cadeiras ergonômicas.
• Compatibilidade: verifique se o hardware é compatível
com os softwares que serão utilizados na máquina. Deve
verificar se o hardware do computador é compatível com
os periféricos que se pretende instalar
• Eficiência: nem sempre o hardware mínimo que o
fabricante de software sugere possibilita realmente um trabalho eficiente.
• Custo: todos os fatores acima devem ser pesados em relação
ao custo total, para isso é fundamental que o administrador busque
informações em revistas, jornais e sites especializados
para que compare ofertas e tome a decisão correta.
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