3 - Comunicação de dados

Comunicação de dados é qualquer transferência de dados entre dois dispositivos. Os dados então são enviados na forma de pulsos elétricos, no caso da transmissão de dados com fios, ou em forma de ondas eletromagnéticas no caso das transmissões sem fio (wireless).

A comunicação pode ser:

Paralela ou serial – na comunicação paralela são enviados um ou mais bytes de uma só vez. Na comunicação serial é enviado um só bit de cada vez. Assim para transmitir um byte (conjunto de 8 bits) devem ser feitos 8 envios sucessivos, um para cada bit. Podemos pensar que a transmissão paralela é mais eficiente, mas este tipo de comunicação é mais susceptível a erros de transmissão, além do que a infra-estrutura de telecomunicações que encontram-se já instaladas nas residências (telefonia) só permite a transmissão serial.

Simplex, half-duplex ou duplex – na comunicação simplex um dispositivo A pode transmitir dados para o dispositivo B, mas o dispositivo B não transmite para o dispositivo A. Um exemplo de comunicação simplex são os rádios e televisões atuais. Na comunicação half-duplex o dispositivo A pode enviar dados para o dispositivo B e o dispositivo B pode enviar dados para o dispositivo A, mas não simultaneamente. Um exemplo seria os rádio-amadores. E por último a comunicação duplex onde os dois dispositivos podem enviar dados ao mesmo tempo, como é o caso dos computadores e telefones.

Analógica ou digital – na comunicação analógica, os dados são representados por ondas contínuas que passam pelo meio de comunicação. Na comunicação digital os dados são codificados em dois estados discretos: 0 ou 1. Esses dados codificados são então enviados em uma forma de onda discreta e não contínua.



Copyright © 2010 AIEC.