Distinguir as diferenças mais marcantes entre produtos e serviços é de grande utilidade e envolve os seguintes aspectos:

Principais características das empresas industriais e de serviço:
• Característica
• Indústria
• Empresas de Serviço
• Produto • Físico • Intangível
• Estoques • Comuns • Impossível
• Padronização dos insumos • Comum • Difícil
• Influência da mão de obra • Média/Pequena • Grande
• Padronização dos produtos • Comum • Difícil

Para simplificar, a manufatura é caracterizada por bens tangíveis (produtos) que os clientes consomem. Com o tempo necessitam menos esforço e mais equipamento. Os serviços são caracterizados por bens intangíveis, que os clientes consomem imediatamente, utilizando mais esforço (físico e/ou intelectual).

É necessário entender tanto os conceitos e técnicas aplicados à indústria, quanto a prestação de serviços. Muitas empresas constituem-se tanto como indústrias quanto como prestadoras de serviços.

Quanto às diferenças entre empresas industriais e de serviço, é importante destacar, ainda, as seguintes características:

A INTANGIBILIDADE refere-se ao aspecto de que um serviço é uma experiência vivida por cada consumidor, algo relativo a percepção e expectativa de cada usuário, não é algo palpável (tangível).

A PERECIBILIDADE refere-se ao fato de que um serviço não pode ser estocado, ou seja, uma vez oferecido e não utilizado ele perece (é perdido).

A VARIABILIDADE refere-se ao fato de que é muito difícil padronizar serviços, pois depende muito da percepção dos usuários, os quais têm expectativas diferentes em relação a um serviço.

A INSEPARABILIDADE, por outro lado, diz respeito ao fato de que um serviço é produzido e consumido simultaneamente, ou seja, é impossível prestar um serviço sem a presença do cliente (ou algo de sua propriedade).



Copyright © 2010 AIEC