Os cinco
objetivos de desempenho são:
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Qualidade
- significa “fazer as coisas certas”, mas as coisas que
a produção precisa fazer certo variam de acordo com
o tipo de operação. Por exemplo, numa empresa de ônibus
urbano, qualidade pode significar assegurar ônibus silenciosos
e que não emitam poluentes, ao passo que numa fábrica
de automóveis pode significar que o produto é atraente
e sem defeitos e que a montagem atende as especificações.
EMPRESA
DE ÔNIBUS |
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São limpos e arrumados.
- Os
funcionários são corteses, amigáveis
e solícitos.
- Ônibus
silenciosos e não emitem poluentes.
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FÁBRICA
DE AUTOMÓVEIS |
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A montagem atende as especificações.
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O produto é atraente e sem defeitos.
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Todos os componentes são fabricados conforme as
especificações.
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Fonte:
Slack, Nigel et all. A Administração da Produção.
São Paulo: Atlas Ed., 1999, p.60.
Um bom desempenho
de qualidade em uma operação não apenas leva à
satisfação de consumidores externos, mas também,
torna mais fácil a vida das pessoas envolvidas na operação.
Satisfazer os clientes internos é tão importante quanto
satisfazer os consumidores externos.
A qualidade reduz
custo, pois evita o retrabalho bem como aumenta a confiança, garantindo
que os produtos estejam disponíveis para os clientes no momento
certo. |