Os cinco objetivos de desempenho são:

  • Qualidade - significa “fazer as coisas certas”, mas as coisas que a produção precisa fazer certo variam de acordo com o tipo de operação. Por exemplo, numa empresa de ônibus urbano, qualidade pode significar assegurar ônibus silenciosos e que não emitam poluentes, ao passo que numa fábrica de automóveis pode significar que o produto é atraente e sem defeitos e que a montagem atende as especificações.
EMPRESA DE ÔNIBUS

  • São limpos e arrumados.
  • Os funcionários são corteses, amigáveis e solícitos.
  • Ônibus silenciosos e não emitem poluentes.

FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS

  • A montagem atende as especificações.
  • O produto é atraente e sem defeitos.
  • Todos os componentes são fabricados conforme as especificações.
Fonte: Slack, Nigel et all. A Administração da Produção. São Paulo: Atlas Ed., 1999, p.60.

Um bom desempenho de qualidade em uma operação não apenas leva à satisfação de consumidores externos, mas também, torna mais fácil a vida das pessoas envolvidas na operação. Satisfazer os clientes internos é tão importante quanto satisfazer os consumidores externos.

A qualidade reduz custo, pois evita o retrabalho bem como aumenta a confiança, garantindo que os produtos estejam disponíveis para os clientes no momento certo.



Copyright © 2010 AIEC