• Confiabilidade - significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens ou serviços quando foram prometidos. Uma empresa de ônibus, com alto padrão de confiabilidade, tem o horário afixado em todos os pontos dos trajetos e mantém assentos disponíveis para os passageiros.

    Os consumidores apenas podem julgar a confiabilidade de uma operação após o produto ou serviço ter sido entregue. Por exemplo, um consumidor, provavelmente, decidiria tomar um ônibus, considerando, inicialmente, os critérios de velocidade e custo. Somente após fazer o trajeto é que poderá conhecer o grau de confiabilidade do serviço.
EMPRESA DE ÔNIBUS

  • Fixa o horário em todos os pontos dos trajetos.
  • Mantém assentos disponíveis para todos os passageiros.

FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS

  • Entrega veículos aos revendedores no tempo previsto.
  • Entrega peças de reposição aos centros de serviços no tempo previsto.

Internament, e a confiabilidade economiza tempo e dinheiro, pois acredita-se que as atividades programadas de fato serão executadas. Além disso, proporciona estabilidade, pois se presume que não haverá “surpresas”, e cada parte da operação poderá se concentrar melhor em sua atividade.



Copyright © 2010 AIEC