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Flexibilidade - significa ser capaz de mudar a operação
de alguma forma. Pode ser alterar o que a operação faz,
como faz ou quando faz. Mudança é a ideia-chave.
A maioria
das operações precisa estar em condições
de mudar para satisfazer as exigências de seus consumidores.
Especificamente, a mudança exigida por eles deve atender
a quatro tipos de exigências:
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flexibilidade de produto/serviço – produtos e serviços
diferentes;
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flexibilidade de composto (mix) – ampla variedade ou composto
de produtos e serviços;
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flexibilidade de volume – quantidades ou volumes diferentes
de produtos e serviços;
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flexibilidade de entrega – tempos de entrega diferentes.
A seguir
alguns exemplos do que esses diferentes tipos de flexibilidade significam
para as duas operações.
EMPRESA
DE ÔNIBUS |
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flexibilidade de produto/serviço
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introdução de novas rotas
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flexibilidade de composto – grande número
de locais servidos.
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flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar
à frequência dos serviços.
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flexibilidade de entrega – habilidade de reprogramar
viagens.
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FÁBRICA
DE AUTOMÓVEIS |
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flexibilidade de produto/serviço
– introdução de novos modelos
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flexibilidade de composto – ampla variedade de modelos
disponíveis.
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flexibilidade de volume – habilidade de se ajustar
ao número de carros fabricados.
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flexibilidade de entrega – habilidade de reprogramar
as prioridades da produção.
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Nas operações
internas a flexibilidade torna ágil a resposta, pois com frequência
a habilidade de fornecer serviço rápido depende da flexibilidade
da operação. Também proporciona confiabilidade, porque
ajuda a manter a operação dentro do programa quando os imprevistos
perturbam os planos.
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