• Custo - o último objetivo a ser atingido. Não porque seja o menos importante, mas, ao contrário, por ser o mais importante.

    Para as empresas que concorrem diretamente em preço, o custo será seu principal objetivo de produção. Quanto menor o custo para produzir os bens e serviços, menor pode ser o preço aos consumidores. Mesmo as empresas que concorrem em outros aspectos, que não seja preço estarão interessadas em manter seus custos baixos.

    A forma de o gerente de produção influenciar os custos dependerá fortemente de onde estes são incorridos. Em palavras simples, a produção gastará dinheiro em:

    • custos de funcionários (dinheiro gasto com o pessoal empregado);
    • custos de instalações, tecnologia e equipamentos (dinheiro gasto em compra, conservação, operação e substituição de hardware de produção);
    • custo de materiais (dinheiro gasto nos materiais, consumidos ou transformados na produção).

A divisão típica de custos para uma fábrica e uma empresa de ônibus urbano, seria a seguinte.

EMPRESA DE ÔNIBUS

FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS
 




Copyright © 2010 AIEC