Resumo

A função da produção exerce três papéis importantes dentro de qualquer organização:

  • Como apoiadora da estratégia global da organização. Faz isso desenvolvendo os recursos de produção de maneira a torná-los apropriados, qualquer que seja a estratégia escolhida.
  • Como implementadora das estratégias organizacionais. A operação deve assegurar que a estratégia da empresa, realmente, funcione na prática.
  • Como líder da estratégia. Isso significa que a função produção deve fornecer à organização todos os aspectos de desempenho que ela necessita para atingir seus objetivos (competitivos) em longo prazo.

A avaliação da contribuição de uma função produção poder ser feita por intermédio de vários objetivos de desempenho. Esses são:

  • a qualidade dos bens e serviços fornecidos pela operação;
  • a rapidez com que são entregues os bens e serviços;
  • a confiabilidade na entrega dos bens e serviços;
  • a flexibilidade da produção em mudar;
  • o custo de produzir os bens e serviços.

Todos esses objetivos de desempenho têm efeitos externos e internos. Os efeitos internos de alta qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade têm como objetivo, geralmente, reduzir os custos de produção.

A estratégia de uma organização ou de parte de uma organização é o padrão global de decisões e ações que posicionam a organização em seu ambiente. Dentro desta definição de estratégia, podemos identificar diferentes níveis que constituem a hierarquia de estratégias.

Na função da produção, também pode haver diversas unidades ou micro-operações. Cada uma delas pode ter uma estratégia de produção que identifica como a micro-operação irá contribuir para a estratégia de produção da macro-operação.

No nível da estratégia de produção das macro-operações, as decisões podem ser divididas naquelas que definem o conteúdo da estratégia e naquelas que indicam o processo como a estratégia deve ser formulada.

O conteúdo de uma estratégia de produção trata da importância relativa dos objetivos de desempenho para a produção. Isto é influenciado pelos grupos de clientes específicos da organização, pelas atividades de seus concorrentes e pela etapa em que se encontram seus produtos e serviços em seu ciclo de vida.

O conteúdo de uma estratégia de produção também diz respeito à orientação geral dada à tomada de decisão na produção. Isto é feito a partir da formulação de diversas estratégias que tratam com projeto, planejamento, controle e melhoria.



Copyright © 2010 AIEC