Por que as decisões sobre capacidade são importantes?

  1. Tais decisões apresentam impacto potencial sobre a habilidade da empresa em atender a demanda futura; a capacidade planejada oferece o limite de atendimento possível; é meritório o compromisso dos recursos em longo prazo uma vez que modificações drásticas na capacidade dificilmente são viáveis sem que se incorra em novos custos substanciais.
  2. Há relação entre capacidade e custos operacionais. Se, a cada momento, a capacidade igualar a demanda, não haverá excesso de custos. O excesso acontece quando a capacidade supera ou fica abaixo da demanda, que varia em curto prazo, em razão de fatores sazonais e, no longo prazo, devido às condições gerais dos negócios, às quais se dá a designação geral de ciclos de negócios. Operar muito tempo com capacidade excessivamente acima ou abaixo das necessidades do mercado irá aumentar inutilmente os custos operacionais, o que poderia eventualmente ter sido evitado por análise mais criteriosa das necessidades de capacidade das instalações e de um plano racional de expansão.
  3. O alto custo inicial, que se segue às decisões sobre capacidade, também justifica a importância de um estudo bem feito da capacidade.

Finalmente, infere-se que as decisões sobre capacidade merecem muita atenção pelo seu caráter essencialmente estratégico, que se reflete no desenvolvimento de grandes somas de dinheiro, na imobilização forçada de recursos, nas dificuldades posteriores de mudança e no grande impacto sobre os custos de operação.



Copyright © 2010 AIEC