| A localização de uma operação afeta tanto sua capacidade de competir quanto outros aspectos, internos e externos. Em empresas industriais, localização afeta tanto os custos diretos, como o custo de transporte (das matérias-primas e componentes para a operação e dos produtos acabados da operação para os clientes), o custo de mão de obra (diferentes locais têm diferentes níveis salariais e até legislações diferentes no que diz respeito a custos indiretos), o custo e disponibilidade de energia (pense, por exemplo, num fabricante de alumínio que utiliza enormes quantidades de energia para a redução da pasta da alumina – um produto intermediário do beneficiamento de bauxita – no alumínio), água e outros. Em operações
de serviço, a localização pode afetar a conveniência
do cliente, o volume de tráfego resultante em torno da operação,
a visibilidade da operação, entre outras coisas. Decisões
erradas de localização são não caras apenas
do ponto de vista das consequências, mas também são
difíceis e caras de serem revertidas, sendo seus efeitos bastante
duradouros - em outras palavras, uma vez que a decisão de localização
foi efeitivada, a operação terá de conviver com ela
por um longo tempo. |
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