- Mão
de obra - Sempre é importante para uma companhia verificar
se os locais pré-selecionados para a localização
possuem oferta de mão de obra em quantidade e qualidade suficientes.
A força dos sindicatos opera contra uma determinada localização,
pois os sindicatos dão aos trabalhadores uma consciência
de classe e um poder de demanda significativo junto aos empregadores.
Atitudes da mão de obra que dependem da cultura da região,
tais como exagerado absenteísmo
e rotação de pessoal, também têm sua influência.
Em alguns
casos, notadamente quando se está desativando um local em favor
de outro, surge a questão da transferência de empregados.
Além do custo que isso representa, considerando-se o pagamento
extra pela legislação trabalhista, muitos funcionários
valorizam o local onde moram, o custo e o estilo de vida que levam e custo
de vida e, portanto, não desejarão ser transferidos.
Outro aspecto importante diz respeito à relativa dominação
que a empresa exercerá sobre a comunidade. Quanto maior essa dominação,
ou seja, quanto mais a comunidade depender dos empregos gerados pela empresa,
maiores serão as dificuldades criadas para a redução
da capacidade produtiva e consequente demissão de funcionários,
o que certamente geraria problemas sociais que qualquer companhia gostaria
de evitar.
- Localização
dos mercados consumidores - Nos casos de atividades industriais
é muito difícil estarem, ao mesmo tempo, próximas
dos mercados fornecedores e dos mercados consumidores. Os custos de
transporte de matérias-primas, em relação aos produtos
acabados, e à estratégia competitiva, estarão entre
os fatores decisórios. Organizações de serviços
sem fins lucrativos como hospitais, postos de correios, delegacias e
agências para atendimento de cidadãos devem ser localizadas
onde esses serviços não existam ou sejam insuficientes
para atender a uma dada população. Também as atividades
privadas de serviços privados devem localizar-se perto dos mercados
a que servem e, tanto quanto possível, onde existam facilidades
de acesso e estacionamento, ao mesmo tempo buscando atingir a uma grande
parcela da população visada.
• Ambiente físico e de negócios –
Diz respeito aos aspectos como preço, qualidade e disponibilidade
de espaço físico (inclusive considerando necessidades
futuras de expansão), utilidades (por exemplo, água, energia
elétrica, telecomunicações, serviços públicos,
como coleta de lixo, segurança etc.), incentivos fiscais possivelmente
oferecidos (federais, estaduais e municipais), zonas livres de comércio,
como a Zona Franca de Manaus, legislação (como restrições
de zoneamento, referentes a tratamentos de efluentes, entre outros),
impactos ambientais, condições de solo, condições
climáticas, acesso à infra-estrutura de transporte (rodoviário,
ferroviário, fluvial, marítimo, aéreo) etc. Todos
esses fatores com maior ou menor peso deverão ser levados em
conta por empresas que estão decidindo localização.
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