• Mão de obra - Sempre é importante para uma companhia verificar se os locais pré-selecionados para a localização possuem oferta de mão de obra em quantidade e qualidade suficientes. A força dos sindicatos opera contra uma determinada localização, pois os sindicatos dão aos trabalhadores uma consciência de classe e um poder de demanda significativo junto aos empregadores. Atitudes da mão de obra que dependem da cultura da região, tais como exagerado absenteísmo e rotação de pessoal, também têm sua influência.

Em alguns casos, notadamente quando se está desativando um local em favor de outro, surge a questão da transferência de empregados. Além do custo que isso representa, considerando-se o pagamento extra pela legislação trabalhista, muitos funcionários valorizam o local onde moram, o custo e o estilo de vida que levam e custo de vida e, portanto, não desejarão ser transferidos.
Outro aspecto importante diz respeito à relativa dominação que a empresa exercerá sobre a comunidade. Quanto maior essa dominação, ou seja, quanto mais a comunidade depender dos empregos gerados pela empresa, maiores serão as dificuldades criadas para a redução da capacidade produtiva e consequente demissão de funcionários, o que certamente geraria problemas sociais que qualquer companhia gostaria de evitar.

  • Localização dos mercados consumidores - Nos casos de atividades industriais é muito difícil estarem, ao mesmo tempo, próximas dos mercados fornecedores e dos mercados consumidores. Os custos de transporte de matérias-primas, em relação aos produtos acabados, e à estratégia competitiva, estarão entre os fatores decisórios. Organizações de serviços sem fins lucrativos como hospitais, postos de correios, delegacias e agências para atendimento de cidadãos devem ser localizadas onde esses serviços não existam ou sejam insuficientes para atender a uma dada população. Também as atividades privadas de serviços privados devem localizar-se perto dos mercados a que servem e, tanto quanto possível, onde existam facilidades de acesso e estacionamento, ao mesmo tempo buscando atingir a uma grande parcela da população visada.

    Ambiente físico e de negócios – Diz respeito aos aspectos como preço, qualidade e disponibilidade de espaço físico (inclusive considerando necessidades futuras de expansão), utilidades (por exemplo, água, energia elétrica, telecomunicações, serviços públicos, como coleta de lixo, segurança etc.), incentivos fiscais possivelmente oferecidos (federais, estaduais e municipais), zonas livres de comércio, como a Zona Franca de Manaus, legislação (como restrições de zoneamento, referentes a tratamentos de efluentes, entre outros), impactos ambientais, condições de solo, condições climáticas, acesso à infra-estrutura de transporte (rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo, aéreo) etc. Todos esses fatores com maior ou menor peso deverão ser levados em conta por empresas que estão decidindo localização.


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