As atitudes da comunidade – Até certo ponto, o sucesso de qualquer negócio é limitado por quanto ele é aceito ou não pela comunidade em que se insere. Muitas comunidades recebem bem novos negócios, visto que trazem empregos, impostos e outros benefícios; entretanto, as comunidades também podem colocar restrições importantes, conforme o negócio em análise. Do ponto de vista da empresa que vai se instalar é importante que a comunidade tenha, no melhor grau possível, facilidades educacionais, serviços médicos, de transporte e de recreação, comércio, igrejas, segurança policial, bombeiros, moradias, disponibilidade de terrenos, rodovias de acesso etc.

Globalização – Com a tendência geral de globalização de mercados e negócios, é cada vez mais frequente que empresas tenham que tomar decisões de localização não apenas em seus países de origem, mas também no exterior, para onde pretendem expandir suas atividades, ou para explorar novos mercados, ou para se aproveitar de vantagens referentes a algum insumo (mão de obra mais barata, matéria-prima mais abundante, legislação menos restritiva, entre outras). Normas, leis, regras, padrões éticos e culturais poderão ser substancialmente diferentes dos vigentes na origem e deverão ser cuidadosamente considerados nas decisões.



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