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medida que surgem novos competidores, a forma de competição
altera-se drasticamente. Visto que os estágios iniciais do ciclo
de vida do produto enfatizam a qualidade e características únicas
do produto, os estágios finais enfatizam seu preço competitivo
e capacidade de entrega. O processo de conversão tem mudado substancialmente,
incluindo novos tipos de orientação e treinamento de pessoal,
revisão de equipamentos e instalações, planejamento
e sistema de controle.
Alguns autores preferem distinguir cinco fases, ao passo que outros reconhecem
apenas quatro delas. Na verdade, o ciclo de vida é apenas um modelo,
útil, porém impreciso, como acontece talvez com a maioria
deles. Por intermédio desse modelo, podemos associar a um dado
produto cada uma das fases da demanda e estudarmos as implicações
da fase para os esforços de Marketing e de Produção.
As quatro
fases do ciclo de vida do produto são as seguintes:

Variedade
de produtos |
Grande
Variedade |
Padronização
crescente |
Surgimento
de um projeto dominante |
Alta
padronização |
Volume
de produtos |
Baixo
volume |
Volume
crescente |
Alto
volume |
Alto
volume |
Estrutura
industrial |
Pequenos
competidores |
Definição
e consolidação |
Poucas
e grandes companhias |
Sobreviventes |
Forma
de competição |
Características
do produto |
Qualidade
e disponibilidade |
Preço
e dependência |
Preço |
|