O lançamento de novos produtos é negócio arriscado para qualquer empresa, em razão do grande investimento necessário. Por isso, o ciclo de desenvolvimento dos novos produtos necessita ser muito bem analisado, planejado e conduzido.

  • Geração da ideia - O desenvolvimento pode começar com uma simples ideia. O produto idealizado deve passar por uma identificação com alguma necessidade do consumidor e com os produtos já existentes que não cumprem essa necessidade. São considerados:

    • os aspectos internos da empresa,
    • as áreas de competência,
    • os recursos humanos e materiais,
    • as tecnologias específicas,
    • as disponibilidades de recursos financeiros etc.

No que diz respeito aos aspectos externos, consideram-se:

    • os nichos de mercado,
    • as tendências de desenvolvimento da tecnologia e
    • a concorrência, utilizando-se, muitas vezes, da chamada engenharia reversa; isto é, desmonta-se um produto do concorrente e, por meio de análise minuciosa de seus componentes, desenvolve-se um “novo” produto, incorporando-se novos materiais (engenharia de valor), novos processos etc.

  • Especificações funcionais - Determinam-se os objetivos do produto, ou seja, verificam-se:
    • sua função;
    • suas características básicas;
    • como será fabricado;
    • as fontes de suprimento de matérias-primas e demais insumos;
    • os mercados específicos a serem atendidos;
    • as vantagens e desvantagens em relação a seus concorrentes etc.
  • Seleção do produto - Define-se o produto de acordo com os requisitos da etapa anterior e com o planejamento estratégico da empresa. O objetivo da etapa é considerar os aspectos técnicos, financeiros e mercadológicos dos produtos desenvolvidos e então selecionar aquele, ou aqueles, com maior chance de sucesso junto ao mercado.


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