3 - Classificação dos métodos de previsão

3.1 - Métodos qualitativos

São métodos que têm como base o julgamento de pessoas que, de forma direta e indireta, tenham condições de opinar sobre a demanda futura, tais como gerentes, vendedores, clientes, fornecedores etc. A avaliação qualitativa busca informações subjetivas do mercado consumidor, por meio da utilização de entrevistas ou questionários junto ao mercado consumidor ou aos intermediários da cadeia de abastecimento como compradores, vendedores ou gerentes dessas áreas. A seguir, uma breve revisão dos principais métodos qualitativos de previsão:

1. Método Delphi. O processo Delphi é interativo e permite que especialistas, às vezes localizados em pontos distantes entre si, incorporem o consenso de suas opiniões subjetivas ao processo de previsão. Comumente se envolvem de 6 a 12 especialistas no processo. Consiste nos seguintes passos: em primeiro lugar, propõe-se ao grupo determinada pergunta bem específica sobre alguma variável que se queira prever. Em seguida, coletam-se as várias opiniões, de forma sigilosa e individual. O coordenador do processo trata essas opiniões, estatisticamente, e retorna o resultado aos participantes. Estes são, então, solicitados a refazer suas estimativas. Recolhem-se e realimentam-se interativamente as opiniões e elas são tratadas até que o processo de convergência das opiniões atinja um nível desejado.
2. Júri de executivos. Esse método procura capturar a opinião de pequenos grupos, em geral, de executivos de nível alto sobre alguma variável que pretenda prever.
3. Força de vendas. Nessa abordagem, cada vendedor ou representante de força de vendas emite uma estimativa do volume de vendas para seus territórios. As previsões de cada vendedor são agregadas para formar uma previsão geral para a empresa.
4. Pesquisa de mercado. Esse método solicita diretamente dos possíveis clientes ou consumidores sua intenção de compra futura (“Quantas horas de Internet você pretende utilizar nos três próximos meses?”)
5. Analogia histórica. Esse método qualitativo procura identificar produtos similares dos quais se possuem dados para, por analogia, melhor estimar, por exemplo, um produto novo.


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