• Média móvel simples – considera-se um período restrito de tempo e calcula-se a projeção para o período imediato, ou seja, a previsão para o período t, imediatamente futuro, é obtida tomando-se a média aritmética dos n valores reais da demanda imediatamente passados.
Mês
Demanda Real
(1.000 unid.)
Junho
10
Julho
12
Agosto
15
Setembro
14

Inicialmente, deve-se escolher o valor de n. Essa escolha é relativamente arbitrária. Como regra geral, quanto maior n, mais os efeitos sazonais serão suavizados. Supõe-se para o exemplo acima n=3, o que implica dizer que a demanda prevista para qualquer mês será sempre a média aritmética das demandas reais dos três últimos meses.


Previsão (outubro) = (12+15+14)/3 = 13,7

Dois casos particulares merecem destaque:

  • Se n = 1 a previsão se resume em tomar simplesmente o valor da última demanda real verificada;
  • Se n = 12, significa anular completamente todos os efeitos sazonais, distribuídos ao longo do ano.

O método da média móvel simples pode ser eficiente quando a demanda é estacionária, ou seja, quando ela varia em torno de um valor médio.

Para demandas crescentes ou decrescentes ao longo do tempo, a tendência é que a previsão fornecida pelo método esteja sempre em atraso, em relação aos valores reais.

O método não é eficiente para capturar as variações sazonais, podendo mesmo acobertá-las quase completamente, dependendo do valor escolhido para n.


Copyright © 2010 AIEC