Resumo

Os objetivos da programação da produção são os seguintes: permitir que os produtos tenham a qualidade especificada, reduzir estoques e custos operacionais e manter e melhorar o nível de atendimento ao cliente.

Programar a produção envolve inicialmente a alocação de carga, que é a distribuição das operações pelos vários centros de trabalho. A seguir, dadas diversas operações que aguardam processamento em um centro qualquer, a programação da produção envolve também o processo de determinar a ordem na qual essas operações serão realizadas. Esta etapa é o sequenciamento de tarefas.

Uma técnica usada para o sequenciamento em sistemas de volume intermediário é o Tempo de Esgotamento, definido como o quociente entre o estoque disponível do produto e a taxa de consumo. É processado o produto com o menor Tempo de Esgotamento (quanto menor o Tempo de Esgotamento, mais cedo o produto estará em falta).

Regras de sequenciamento são regras empíricas, usadas em situações rotineiras de programação. As regras estáticas mais populares são PEPS e MTP.

Dada uma linha de montagem, a tarefa do balanceamento de linha é a de atribuir as tarefas aos postos de trabalho, de forma a atingir uma dada taxa de produção, dividindo o trabalho tão igualmente quanto possível entre os diversos postos.



Copyright © 2010 AIEC