2 – Representação de projeto

Para representar essas atividades e a ordem em que são efetuadas, usa-se o chamado Diagrama de Rede, que guarda semelhanças e diferenças com o Diagrama de Precedência, usado para representar as operações de uma linha a ser balanceada.

No Diagrama de Rede, cada atividade tem início e fim, que são pontos no tempo. Esses pontos no tempo são conhecidos como eventos. As atividades são representadas por setas e os eventos – pontos inicial e final – por círculos (chamados também de nós). A seta aponta para o círculo que representa o evento final, para dar a ideia de progressão no tempo. As atividades são representadas por números ou letras e os círculos são numerados, em ordem crescente, da esquerda para a direita.

Para dar um exemplo muito simples de um Diagrama de Rede, imaginemos que alguém esteja pensando em oferecer um jantar. As atividades envolvidas no projeto “Oferecer um Jantar” são:

Atividade
Designação
Atividades precedentes imediatas
Decidir oferecer o jantar
A
Nenhuma
Comprar os ingredientes
B
A
Fazer lista de convidados
C
A
Fazer o jantar
D
B
Expedir convites
E
C
Colocar a casa em ordem
F
D
Recepcionar convidados
G
D, E
Servir o jantar
H
G

O diagrama mostra todas as relações de precedência, quando lido da esquerda para a direita.

No Diagrama de Rede, denomina-se caminho qualquer sequência de atividades que percorra do nó inicial ao nó final. No exemplo pode-se distinguir dois caminhos:

Caminho 1: A, B, D, F, G, H
Caminho 2: A, C, E, G, H



Copyright © 2010 AIEC