Essa capacidade é medida pela relação entre os resultados da produção efetivada e os recursos produtivos aplicados a ela (ou produção/recursos) como peças/hora-máquina, toneladas produzidas/homem-hora, quilograma fundidos/quilowatt-hora etc.

A produtividade é medida para cada recurso, isoladamente, para se avaliar o comportamento e o desempenho de cada um.
Produtividade da operação - Operação é o nome dado ao trabalho do operário ou da máquina, como o torneamento de uma peça ou assentamento de tijolos.

Podemos definir produtividade da operação por meio de um quadro demonstrativo de cálculo de produção e de produtividade.

Situação
Produção
Produtividade
1) Um operário, utilizando uma máquina, produz, em uma hora, 10 peças.

10 peças/hora

10 peças/homem-hora
10 peças/hora-máquina

2) Dois operários, trabalhando em duas máquinas, produzem, em 1 hora, 20 peças
20 peças/ hora
10 peças/ homem-hora
10 peças/hora-máquina
3) Melhorando o método de trabalho, um homem opera duas máquinas e produz, em 1 hora, 20 peças
20 peças/hora

20 peças/homem-hora
10 peças/hora-máquina

Duas conclusões importantes podem ser retiradas do quadro:

  • Para aumentar a produção, basta aumentar os recursos produtivos – comparando as duas primeiras situações do quadro, verifica-se que, na segunda, o aumento dos recursos acarretou o aumento proporcional da produção.
  • O aumento da produtividade requer outros tipos de mudança, como, por exemplo, na terceira situação, em que o aperfeiçoamento do método de trabalho permitiu obter a mesma produção da segunda situação, com a redução de mão de obra, o que aumentou a produtividade.

A relação percentual entre a produção realmente realizada e a produção padrão (aquela que deveria ter sido realizada) é definida como eficiência. Eficiência é também a relação percentual entre o tempo padrão (o tempo que deveria ter sido consumido) e o tempo realmente consumido.



Copyright © 2010 AIEC