Segundo Zaccarelli [1990] a análise das empresas bem-sucedidas, notadamente as japonesas, permite concluir que há forte correlação entre produtividade e outras vantagens competitivas.


As empresas altamente produtivas têm alta qualidade no processo, recebem insumos de boa qualidade, trabalham com estoque reduzido, têm rapidez na manufatura, desfrutam de flexibilidade para trocar de produtos, são ágeis para lançar produtos.

Ou seja, operar em alta produtividade é condição para a empresa obter vantagens competitivas em prazo de entrega, variedade e novos modelos etc. É a produtividade estratégica.

Há, pois, forte correlação entre produtividade e competitividade. Em outras palavras, uma das condições essenciais para a empresa tornar-se competitiva é ter alta produtividade.

A produtividade estratégica é a capacitação somente daqueles recursos produtivos que confirmam vantagem competitiva à empresa. Significa a concentração de esforços para aumentar rápida e expressivamente a produtividade desses recursos.


A produtividade é a chave do sucesso da empresa moderna e seu aumento é muito importante.



Copyright © 2010 AIEC