Observe: os agentes com sobra de recursos repassam-nas para o sistema financeiro (bancos comerciais, múltiplos, de investimento, financeiras, corretoras etc.), na forma de aplicações financeiras (CDB, RDB, Letra de Câmbio etc.). Os agentes superavitários serão remunerados pelas suas aplicações, por exemplo, em 15,25% a.a.

Por sua vez, o sistema financeiro irá repassar os recursos captados para os agentes econômicos que têm necessidade de caixa. Supondo-se que o sistema financeiro repasse os recursos cobrando 24% a.a, o que se observa? O sistema operou com um ganho bruto de:

Resolução

Suponha que o Banco JJ, um banco de 2ª linha, tenha emprestado dinheiro no mercado cobrando uma taxa de 35% ao ano. O Spread do banco foi de 10% ao ano. Qual a taxa de juros paga pelo Banco JJ quando da compra de dinheiro?

Resolução

Suponha que o Banco Alfa, um banco de 1ª linha, tenha captado dinheiro no mercado pagando 13,75% ao ano. O banco experimentou sobre este dinheiro um Spread de 8% ao ano. Qual foi a taxa cobrada pelo banco nas suas operações de empréstimo?

Resolução

Suponha que o Banco Gama tenha captado dinheiro no mercado pelo prazo de 85 dias pagando uma taxa de 4,0% ao quadrimestre. O banco emprestou este dinheiro pelo mesmo prazo da capitação, cobrando uma taxa de 11% ao ano. Qual foi o Spread do banco nesta operação?

Resolução

Suponha que a Empresa JJ tenha captado dinheiro no Banco JJ pelo prazo de 135 dias pagando 32,25% ao ano. O Banco JJ comprou o dinheiro do Sr Muito Alegre também pelo prazo de 135 dias, pagando pelo dinheiro 15% ao semestre. Qual foi o Spread do banco nesta operação?

Resolução

Você deve estar preocupado com a ausência do depósito à vista. É simples. Nesse caso, imagine os agentes econômicos, com sobra de caixa, fazendo seus depósitos nas instituições financeiras monetárias. Eles não recebem remuneração explícita por isso, e, de imediato, as instituições financeiras descontam do valor do depósito à vista, o encaixe bancário e o depósito compulsório determinado pela autoridade monetária. O que sobra seria emprestado para os agentes econômicos que operam com necessidade de recursos. Evidentemente que a empresa tomadora dos recursos terá que pagar pela captação dos recursos (P+J).

Exemplo



Copyright © 2010 AIEC.