A maior parte dos bancos opera com limites/linhas de crédito.

O que é um limite/linha de crédito?

É um valor estabelecido pelo banco que poderá ou não ser utilizado pelo cliente.
Geralmente, esses limites/linhas são abertos por um certo período de tempo; por exemplo, doze meses.




Findo o prazo de vigência do limite, poderá ocorrer, ou não, a manutenção, aumento e/ou redução do limite de crédito, assim como o seu cancelamento. Os limites de crédito costumam ser divididos em linhas de crédito. Assim, um limite de crédito de $50.000 poderia ser distribuído por mais de uma linha de crédito, a saber:

  • $25.000 para desconto de duplicatas;
  • $10.000 para desconto de nota promissória;
  • $10.000 para cheque empresarial;
  • $5.000 para hot money.

O fato de uma empresa ter um limite de crédito aberto não significa que existe a certeza da liberação dos recursos toda vez que houver necessidade. A liberação da linha de crédito irá depender da disponibilidade de recursos por parte do banco.

Entende-se que empresas que costumam ir ao mercado financeiro cap tar dinheiro deveriam ter o cuidado de não depender apenas de um banco fornecedor de fundos. É muito perigoso, pois nem sempre os bancos estão com disponibilidade de recursos suficientes para atender à demanda de todos os seus clientes. Portanto, é importante que as empresas façam um esforço para possuir linhas/limite de crédito em mais de um banco. Tal não se aplica, necessariamente, a empresas com sobras contínuas de caixa e que podem se dar ao luxo de operar apenas com um banco, o que não é muito usual no mercado, em se tratando de médias e/ou grandes empresas.



Copyright © 2010 AIEC.