4 - Empresas de classificação (Rating) de risco Suponha vários agentes econômicos, uns com sobras de caixa e outros com necessidades de caixa. Os primeiros estão em busca de boas alternativas para aplicar suas sobras de caixa; os segundos em busca de investidores interessados em comprar suas emissões de dívidas, sejam elas de curto ou de longo prazo. Existem empresas que são especializadas em classificar risco de papéis (títulos) de dívida. Estas empresas são chamadas de agências de classificação (rating) de risco.
A avaliação é feita por empresas especializadas, também conhecidas como agências de classificação de risco, que emitem notas, expressas na forma de letras e sinais aritméticos, que apontam para o maior ou menor risco de ocorrência de um "default", isto é, de suspensão de pagamentos.
Segundo Matias (2007), o rating pode ser visto como uma ferramenta adicional para avaliação de risco de emissão de dívida, sendo que cada empresa classificadora adota um sistema próprio para mensuração dos riscos, de acordo com o perfil da empresa. Os ratings podem ser de títulos, de depósitos e da qualidade financeira da instituição que emite a dívida, mas não de ações. Os investidores, de posse das informações fornecidas pelas empresas de rating, poderão tomar suas decisões de forma mais segura em termos de valor, prazo e onde colocar suas sobras de caixa. |
Copyright © 2010 AIEC. |