Existem diversas agências internacionais de rating. As três agências de classificação de risco de maior visibilidade são a Standard & Poor's (www.standardandpoors.com) , a Moody's (www.moodys.com)  e a Fitch Ratings (www.fitchratings.com). As duas primeiras são consideradas as maiores empresas de classificação de risco do mundo. Assim como as internacionais, existem também as nacionais, como: Atlantic Rating, RiskRating (www.riskbank.com.br), Inepad Rating (www.inepad.org.br), dentre outras.

Vamos nos fixar numa das empresas classificadoras, a RiskRating. Suponhamos que o Bradesco esteja interessado na classificação fornecida pela RiskRating, logo, o Bradesco irá contratar os serviços desta classificadora de risco. A classificadora, de posse das demonstrações financeiras do Bradesco, irá operar da seguinte forma:

O que o Bradesco irá fazer com a classificação fornecida pela RiskRating?

Quando da publicação das suas demonstrações financeiras, sejam elas trimestrais, semestrais ou anuais, no corpo do relatório, aparecerá a classificação fornecida pela RiskRating. Trata-se de uma forma de transmitir maior segurança aos seus clientes atuais e potenciais.



Copyright © 2010 AIEC.