O feedback durante um processo de negociação costuma ser oral, mas também pode ser escrito. Além desse feedback verbal (oral ou escrito), há também o feedback não-verbal, que é aquele realizado por meio de gestos, expressões e tons de voz. Nas negociações, costuma haver diversos tipos de problemas relacionados ao feedback.

Porém, para que o feedback possa ser útil em processo negocial é preciso que as partes estejam dispostas a ouvir. A habilidade de saber ouvir é essencial a um negociador. Saber ouvir compreende mais do que escutar a mensagem do emissor, significa entendê-la e absorver as informações que foram passadas.

O bom ouvinte presta atenção não só nas palavras, mas também nos gestos, na voz e nas emoções que o seu interlocutor emprega ao transmitir a mensagem. Quem sabe ouvir consegue fortalecer os seus argumentos e consequentemente aprimorar o processo negocial. Em vez de se preparar para “rebater” o que a outra parte está dizendo, o negociador precisa preocupar-se em analisar e sintetizar o que está sendo dito e só depois pensar como irá responder ao que foi dito.



Copyright © 2010 AIEC.