Por que as organizações burocráticas ganharam importância no mundo moderno?

As organizações burocráticas estão intimamente relacionadas ao problema da eficiência, que é forma específica de racionalidade, na qual a coerência dos meios em relação aos fins visados se traduz no emprego de um mínimo de esforços (meios) para a obtenção de um máximo de resultados (fins). Dessa forma, tanto se pode dizer que burocracia é um sistema social em que a divisão do trabalho é racionalmente realizada, como afirmar que é o sistema social que se administra, segundo critérios de eficiência. O fato de ser eficiente é, portanto, condição para que um sistema social seja considerado burocracia.

Os motivos que contribuíram para a importância das burocracias modernas são:

  1. o crescimento da eficiência, que se verificou com o surgimento das burocracias;
  2. a crescente pressão por maior eficiência, que se observa no mundo moderno;
  3. as dificuldades para se conseguir maior eficiência administrativa, devido ao crescimento dos sistemas sociais;
  4. a importância de estrutura racionalizada e rígida para a manutenção da disciplina dos trabalhadores.

Weber analisa o crescimento da eficiência. Para ele


"A razão decisiva que explica o desenvolvimento da organização burocrática foi sempre sua superioridade técnica sobre qualquer outra organização. Um mecanismo burocrático perfeitamente desenvolvido atua em relação às demais organizações da mesma forma que a máquina em relação aos métodos não mecânicos de fabricação. A precisão, a rapidez, a univocidade, o caráter oficial, a continuidade, a discrição, a uniformidade, a rigorosa subordinação, a redução de fricções e de custos materiais e pessoais são infinitamente maiores em uma administração severamente burocrática "
(1999:130).

A afirmação precisa ser entendida no conjunto da obra de Weber e no marco histórico de sua produção. O sociólogo insere a burocracia na história do capitalismo, na sua necessidade crescente de cálculo e de previsão.



Copyright © 2010 AIEC.