| a) Hierarquia - A burocracia se caracteriza pelo seu caráter hierárquico, ou seja, por um sistema firmemente organizado de mando e subordinação mútua das autoridades, mediante supervisão das inferiores pelas superiores, sistema esse que oferece ao subordinado a possibilidade de apelar da decisão de uma autoridade inferior a uma superior. A organização toma a forma de pirâmide. Cada superior tem sob suas ordens determinado (e geralmente pequeno) número de subordinados os quais, por sua vez, têm sob si outros subordinados, e assim por diante. O inferior deve obedecer ao superior, embora sempre tenha a possibilidade de recorrer a uma autoridade mais alta, quando discordar da ordem recebida. Weber afirma que, em uma burocracia plenamente desenvolvida, a hierarquia de funções é "monocrática", ou seja, existe apenas um chefe para cada subordinado, em vez de comissões.
Isso torna a administração mais rápida e com diretrizes constantes, livre dos compromissos e variações da opinião da maioria. Os sistemas sociais não burocráticos, desde que atinjam certa dimensão, tendem também a apresentar-se em forma hierárquica. Mas a hierarquia jamais é tão bem definida como nas burocracias. Num feudo ou numa pequena empresa familiar, geralmente existe hierarquia imprecisa, conflituosa; os superiores de um escalão mais alto dão ordens a inferiores, passando por cima dos superiores imediatos destes; ou então a hierarquia tende a manifestar-se mais em termos de castas e classes sociais, em termos de status ou posições sociais diferentes, do que em termos de níveis e amplitude de autoridade definidos. Segundo esse sistema, um grupo é superior ao outro, porque pertence a uma classe social mais elevada ou porque é constituído de pessoas mais velhas, mais ricas, mais cultas. Não há, realmente, um sistema hierárquico do mesmo tipo observado nas burocracias. |
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