O desenvolvimento exponencial dos principais setores da economia, apoiados em uma conjuntura extremamente favorável que marcou o crescimento da economia mundial, abriu espaço para o incremento do número de empresas operantes em um mesmo mercado, aumentando, conseqüentemente, o número de competidores comuns – diretos e indiretos.

A segmentação de mercado surge, de forma ainda tímida, na década de 60, nos Estados Unidos, e assume uma maior representatividade, em âmbito mundial, com a chegada dos anos 80.

Para compreender melhor a evolução do princípio de segmentação de mercado, faz-se necessária a compreensão do quadro geral evolutivo do marketing.

MARKETING NA ALDEIA GLOBAL
 
Marketing de Massa
Marketing do Consumidor
Marketing do Relacionamento
Marketing Global
Marketing da Intimidade
Integração de Clientes
Época
Década de 50
Década de 60
Década de 70
Década de 80
Década de 90
2000 - 2001
Ênfase
Produto
Consumidor
Ambiente Externo
Ambiente Global
Intimidade com o Consumidor
Participação efetiva do cliente
Objetivo
Lucro
Participação de Mercado
Benefícios dos Stakeholders
Participação no Mercado Golbal
Exceder às expectativas do consumidor
Participação de mercado sobre os clientes
Ação
Vendas
Marketing
(4 P's)
Gerenciamento de Relacionamentos
Vantagem Competitiva Continuada
Participação do Consumidor
Ciclo de vida do cliente
Público
Massa
Segmentos
Nichos
Clusters
Individual
Cliente integrado


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