1 - Conceitos: objetivos e organização

As organizações são construídas para responder e satisfazer as necessidades humanas – ganhar dinheiro, produzir um bem ou serviço, educar alunos – e elas desenvolvem sistemas culturais distintos que giram em torno de seus objetivos e estrutura (TURNER, 2000).


Objetivos são as fontes de legitimidade que justifica a existência das organizações.

Em contextos de elevada racionalidade, os objetivos servem de padrões pelos quais os membros de uma organização podem avaliar o êxito da organização, ou seja, sua eficiência e seu rendimento.

Mas como saber se a organização alcança seus objetivos? Como avaliar a eficiência e o rendimento da organização?


Objetivo
é uma situação desejada; meta que a organização tenta atingir. A instituição pode, ou não, ser capaz de criar a imagem que deseja para o futuro. Todavia, se o objetivo é atingido, deixa de ser a imagem orientadora da empresa e é assimilado à organização ou ao seu ambiente.

É preciso separar os objetivos pessoais dos da coletividade. O objetivo de um diretor, por exemplo.

O chefe de uma organização pode dizer que a organização visa a determinados objetivos que, de fato, diferem dos que realmente procura atingir.


Objetivos organizacionais são em geral intencionais e predefinidos.



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