3 - Tipos de inovação

O conceito de inovação foi revitalizado nos anos 70, devido às profundas transformações dos processos produtivos verificadas em escala mundial.


A inovação é processo que envolve o uso, a aplicação e a transformação do conhecimento técnico e científico, em problemas relacionados com a produção e a comercialização, tendo como perspectiva o lucro.

Atualmente, utiliza-se a expressão inovação organizacional para o caso de alterações nas formas de gestão e organização da produção. Ou seja, todos os modelos de gestão são inovações organizacionais.

As inovações podem ser:

Inovações marginais - são as inovações que ocorrem constantemente, segundo o ritmo de cada setor. São simples melhorias da gama de produtos e de processos existentes, também denominadas inovações incrementais ou secundárias. Há vários exemplos de inovações marginais.

Todos os dias somos surpreendidos com uma inovação marginal que, em pouco tempo, é incorporada pelas demais empresas do setor. Em pouco tempo a inovação se generaliza e novas inovações são necessárias para que se consiga um diferencial. Outro exemplo.



Copyright © 2010 AIEC.