Não se pode confundir o conceito de trabalho com o de força de trabalho. Cada um deles se refere a realidades diferentes.

Um exemplo para tornar clara a diferença: da mesma maneira pela qual uma máquina produz um “trabalho” determinado em certa quantidade de horas (enlatar uma determinada quantidade de alimentos) e para realizar este trabalho emprega certa quantidade de energia elétrica; uma operária de uma fábrica de macarrão, em suas 8 horas de trabalho diário, consegue empacotar determinada quantidade de quilos de macarrão, e para realizar este trabalho despende certa quantidade de energia humana.


Portanto, a energia humana ou força de trabalho se diferencia do trabalho realizado, que não é senão o rendimento dessa força de trabalho.

Quando Marx fez a diferenciação entre o conceito de trabalho e força de trabalho, estava preparando o terreno para a sua teoria sobre a origem da exploração capitalista, que segundo ele, conforme veremos a seguir, estaria na exploração da forma de trabalho.


Produto é o objeto final criado no processo de trabalho.



Copyright © 2010 AIEC.