Existem dois procedimentos fundamentais para aumentar a mais-valia à custa dos assalariados, isto é, para elevar a taxa de exploração.

a) Um consiste em prolongar a duração do trabalho, ou seja, prolongando-se a jornada de trabalho, que Marx chamará de mais-valia absoluta.
b) E a mais-valia relativa que consiste em reduzir o mais possível o tempo de trabalho necessário, por meio do incremento de novas tecnologias. Isso explica o mecanismo da tendência pela qual a economia capitalista procura aumentar constantemente a produtividade do trabalho.

A mais-valia absoluta era típica do início do capitalismo, quando os trabalhadores cumpriam uma jornada de trabalho extenuante de 17 a 20 horas diárias. A mais-valia relativa é característica dos tempos modernos com o desenvolvimento tecnológico.

A origem do lucro, segundo Marx, é o modo como um sistema econômico, em que tudo se troca de acordo com o seu valor, pode, ao mesmo tempo, produzir mais-valia, isto é, lucro para os empresários. Há uma mercadoria que tem esta particularidade de ser paga pelo seu valor, e ao mesmo tempo produzir mais que seu valor, é o trabalho humano.

Assim, quanto mais trabalho houver numa determinada empresa ou num determinado setor da economia, mais haverá mais-valia nessa empresa ou nesse setor.



Copyright © 2010 AIEC.