4 - O abismo entre pessoas e empresas

O que explica o mal-estar generalizado é um abismo crescente entre os profissionais e as organizações. Segundo estudiosos, a razão é que, ao longo do último século, os indivíduos evoluem muito mais do que as corporações.


“Os avanços na economia, no consumo, na educação e no acesso à informação deram origem a uma nova sociedade, formada por pessoas mais educadas, mais informadas, com mais experiências e com um sentido de individualidade mais apurado e complexo”, disse Shoshana. “As instituições do capitalismo gerencial, no entanto, não conseguem atender a essas pessoas. Elas continuam funcionando num modelo antigo voltado para as massas, focado mais na realidade interna do que na externa e apoiadas principalmente em estruturas de comando e controle."

A consequência é que os indivíduos acham cada vez mais difícil acreditar que as organizações sejam capazes de atender a seus interesses, seja como consumidor, seja como funcionário. O que estudos mostram, portanto, é um fosso entre indivíduos modernos e uma mentalidade corporativa antiquada. Mas há ainda o fosso contrário, apontado por psicólogos como José Ernesto Bologna, da Ethos Desenvolvimento Humano e Organizacional: aquele entre a pós-modernidade das empresas e os anseios tradicionais das pessoas.



Copyright © 2010 AIEC.