3 - Construindo uma noção ampla de Marketing Estratégico

A seguir, vamos analisar algumas definições, levando em consideração que elas já foram trabalhadas, de alguma forma, na disciplina de administração mercadológica. As definições serão apresentadas em ordem crescente, de forma a possibilitar a construção do conceito de marketing estratégico.

O objetivo, a partir das breves definições apresentadas que, em momento algum, para esta disciplina, têm por finalidade proporcionar uma conceituação exaustiva dos temas abordados, é construir um breve conceito do marketing estratégico a partir da articulação dos temas apresentados.

As definições apresentadas foram retiradas de um dicionário da língua portuguesa, o Houaiss, que realizou um trabalho muito interessante elaborando breves conceitos a partir de seu conhecimento técnico superficial.

  • Organização: “Ato ou efeito de organizar; entidade que serve à realização de ações de interesse social, político, administrativo etc; instituição, órgão, organismo, sociedade; grupo de pessoas que se unem para um objetivo, interesse ou trabalho comum; conjunto de normas e funções que têm como objetivo propiciar a administração de uma empresa, negócio etc; ordenação de partes de um todo”.
  • Estratégia: “Arte de aplicar com eficácia os recursos de que dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”.
  • Planejamento: “Ato ou efeito de planejar; serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação; determinação de um conjunto de procedimentos, de ações, visando à realização de determinado projeto”.


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