• Administração: “Ato, processo, ou efeito de administrar. Ato de reger, governar, ou gerir negócios. Modo como se rege, governa, gere tais negócios. Conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de resultado eficaz”.
  • Projeto: “Ideia, desejo, intenção de fazer ou realizar algo no futuro, plano; descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema; esboço ou desenho de trabalho a se realizar”.
  • Marketing: “Estratégia empresarial de otimização de lucros através da adequação de produção e oferta de suas mercadorias e serviços às necessidades e preferências dos consumidores, para isso recorrendo a pesquisas de mercado, design de produtos, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc; conjunto de ações estrategicamente formuladas, que visam a influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto etc.”.
  • Vendas: “Atos ou efeitos de vender. Transferência de posse ou direito sobre alguma coisa mediante pagamento de um preço combinado”.

Partindo do conceito de organização, que será abordado com uma profundidade maior no próximo módulo, para estratégia, passando por administração e projeto, é possível chegar a uma interessante abordagem do marketing estratégico:


O marketing estratégico está inserido nas macro estratégias organizacionais e, como todo agente estratégico, depende da implementação de seus planos e projetos, de sua administração/gestão, para adequação de toda a cadeia produtiva em relação ao mercado, de forma a alcançar os mais altos objetivos propostos.



Copyright © 2010 AIEC.