Resumo
Pode-se considerar
o marketing como uma filosofia de gestão empresarial responsável
pela integração de toda a cadeia produtiva da organização.
Com a evolução
do conceito de marketing, constatamos que a definição de
hoje é diferente do que costumava ser, visto que, atualmente, foram
incorporados aspectos gerenciais ao corpo de conhecimento do marketing,
com ênfase na resolução de problemas, planejamento,
implementação e controle. Empresas orientadas para o mercado
conhecem tão bem seus mercados que são capazes de identificar
e alimentar seus clientes valiosos e de desestimular os clientes que drenam
seus lucros.
O marketing estratégico interage com a estrutura organizacional
para possibilitar à empresa o alinhamento de seus objetivos com
a sua proposta estratégica. Portanto, é tido como agente
catalisador para alavancar as ações estratégicas
da organização.
Marketing estratégico não se resume à frase “a
propaganda é a alma do negócio”. As simples ações
promocionais não são estratégias mercadológicas.
É preciso se levar em conta, a nossa macro conjuntura econômica
e social.
A empresa orientada para o mercado conhece muito o seu cliente, faz opções
e implementação estratégicas sem que isso signifique
tudo para a organização. Toma por base o conhecimento de
toda a cadeia produtiva da organização para atrair e reter
seus clientes, apresentando uma cultura voltada para o meio externo e
um apoio de compartilhamento de conhecimento.
A empresa também examina as próprias competências
essenciais para se chegar aos seus ativos estratégicos corporativos,
o que possibilita a identificação do valor real do produto
e, assim, da criação do seu valor agregado
O próprio mercado testará as ferramentas mercadológicas
que a organização utiliza para se consolidar no mercado.
Esse teste poderá validar a utilidade do produto (nível
de satisfação da necessidade do cliente x o que o produto
se propõe a oferecer).
- O
Gerenciamento do valor para o Cliente considera as competências
essenciais da empresa para identificar o valor real de produto e criar
o valor agregado para ele. Esses valores precisam ser percebidos pelo
mercado-alvo da forma definida no planejamento estratégico.
- Conceituação
ampla de Marketing Estratégico - o marketing estratégico
depende da implementação de planos e projetos, de sua
gestão e administração, voltados para a adequação
da sua cadeia produtiva para alcançar os mais altos objetivos
estabelecidos. Portanto, o marketing estratégico insere-se nas
macro estratégias organizacionais.
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