Resumo

Pode-se considerar o marketing como uma filosofia de gestão empresarial responsável pela integração de toda a cadeia produtiva da organização.

Com a evolução do conceito de marketing, constatamos que a definição de hoje é diferente do que costumava ser, visto que, atualmente, foram incorporados aspectos gerenciais ao corpo de conhecimento do marketing, com ênfase na resolução de problemas, planejamento, implementação e controle. Empresas orientadas para o mercado conhecem tão bem seus mercados que são capazes de identificar e alimentar seus clientes valiosos e de desestimular os clientes que drenam seus lucros.

O marketing estratégico interage com a estrutura organizacional para possibilitar à empresa o alinhamento de seus objetivos com a sua proposta estratégica. Portanto, é tido como agente catalisador para alavancar as ações estratégicas da organização.

Marketing estratégico não se resume à frase “a propaganda é a alma do negócio”. As simples ações promocionais não são estratégias mercadológicas. É preciso se levar em conta, a nossa macro conjuntura econômica e social.

A empresa orientada para o mercado conhece muito o seu cliente, faz opções e implementação estratégicas sem que isso signifique tudo para a organização. Toma por base o conhecimento de toda a cadeia produtiva da organização para atrair e reter seus clientes, apresentando uma cultura voltada para o meio externo e um apoio de compartilhamento de conhecimento.

A empresa também examina as próprias competências essenciais para se chegar aos seus ativos estratégicos corporativos, o que possibilita a identificação do valor real do produto e, assim, da criação do seu valor agregado

O próprio mercado testará as ferramentas mercadológicas que a organização utiliza para se consolidar no mercado. Esse teste poderá validar a utilidade do produto (nível de satisfação da necessidade do cliente x o que o produto se propõe a oferecer).

  • O Gerenciamento do valor para o Cliente considera as competências essenciais da empresa para identificar o valor real de produto e criar o valor agregado para ele. Esses valores precisam ser percebidos pelo mercado-alvo da forma definida no planejamento estratégico.
  • Conceituação ampla de Marketing Estratégico - o marketing estratégico depende da implementação de planos e projetos, de sua gestão e administração, voltados para a adequação da sua cadeia produtiva para alcançar os mais altos objetivos estabelecidos. Portanto, o marketing estratégico insere-se nas macro estratégias organizacionais.


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