2 - Conceitos específicos fundamentais

Os conceitos de Administração Estratégica, Planejamento Estratégico, e de termos deles decorrentes conduzem ao entendimento de que a:


Administração Estratégica
– consiste no processo que objetiva capacitar uma empresa a integrar decisões administrativas e operacionais com as estratégias. Ao mesmo tempo, dedica-se a promover maior eficiência e eficácia à organização.

Essa administração surgiu para pôr fim a um dos principais problemas apresentados pelo planejamento estratégico: a implementação. Os conceitos utilizados no planejamento estratégico, por consultores externos, isentavam os executivos das empresas da responsabilidade de sua implementação. A administração estratégica reúne planejamento estratégico e administração em único processo, assegurando a participação dos executivos de diretoria na tomada de decisões. Assim, a administração estratégica alia o planejamento estratégico à tomada de decisão operacional, em todos os níveis.


Estratégia organizacional
- pode ser entendida como a utilização adequada dos recursos organizacionais, visando a minimização dos problemas e a maximização das oportunidades. Representa as decisões que definem quais produtos e serviços serão oferecidos a quais clientes e mercados. Pode-se dizer que é o comportamento da organização em relação ao ambiente externo. Crozier ensina que a finalidade da estratégia organizacional é:

“(...) possibilitar à organização formas mais flexíveis de gestão frente às mudanças do mundo contemporâneo”.



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