Resumo
Administração Estratégica, vertente atual, é
necessária a qualquer empresa que pretenda apresentar vantagem
competitiva. Ela surgiu com o propósito de eliminar os problemas
existentes na etapa da implementação do planejamento estratégico.
Foram retomados os seguintes conceitos: administração
– trabalhar com as pessoas e os recursos organizacionais, buscando
alcançar os objetivos traçados pela empresa; planejamento
– técnica administrativa que precisa ser formalizada para
melhor prever e avaliar as ações em andamento, os resultados
a serem obtidos, bem como os meios para alcançá-los; estratégia
– meios/recursos empregados para se atingir os objetivos organizacionais
desejados.
Os principais conceitos abordados: administração estratégica
- o processo que promove a integração das decisões
administrativas e operacionais com as estratégias, procurando,
ao mesmo tempo, maximizar a eficiência e a eficácia da
organização; estratégia organizacional –
emprego adequado dos recursos organizacionais, esperando minimizar os
problemas e maximizar as oportunidades.
Planejamento estratégico – possibilita a definição
dos rumos a serem seguidos pela empresa para otimizar a relação
empresa-ambiente; estabelece um conjunto de providências, a serem
tomadas pelo administrador, voltadas para situação de
futuro que tende a ser diferente do passado; é uma técnica
administrativa que analisa os ambientes (externos e interno) de uma
organização, criando a consciência das suas oportunidades
e ameaças dos seus pontos fortes e fracos. Fixa o propósito
de direção que a organização deverá
seguir para aproveitar as oportunidades e evitar os riscos.
Planejamento tático - é predominantemente quantitativo,
de curto prazo, com decisões administrativas e operacionais.
Busca a eficiência da organização; é voltado
para otimizar determinada área de resultado e não a empresa
como um todo; trabalha decompondo os objetivos estabelecidos no planejamento
estratégico; é elaborado em níveis organizacionais
inferiores, tendo como principal objetivo a utilização
eficiente dos recursos disponíveis para a consecução
de objetivos previamente fixados, segundo estratégia predeterminada;
Planejamento operacional – é a formalização,
em documento escrito, das metodologias de desenvolvimento e da implantação
estabelecida. Detalha os recursos, produtos e resultados esperados,
prazos, responsáveis e procedimentos básicos a serem adotados.
As linhas filosóficas do planejamento são a filosofia
da satisfação (esforço para se alcançar
o mínimo de satisfação), da otimização
(planejamento buscando fazer algo tão bem quanto possível
e não apenas suficientemente bem) e da adaptação
ou homeostase (procura do equilíbrio da empresa, após
alguma mudança, pois o desequilíbrio pode reduzir a eficiência
do sistema-empresa).
O significado dos
termos - missão (o motivo de a empresa existir), negócio
(atividades de interesse), objetivos (o que a empresa espera alcançar),
políticas (orientações gerais para a tomada de
decisão), diretrizes (balizamento das políticas), plano
estratégico (sistematização das informações
do planejamento estratégico) e projeto (conjunto de recursos
organizacionais, interdependentes, voltados para atingir objetivos/metas
específicas, em determinado tempo) – deve ser plenamente
observado no planejamento operacional.
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