2 - Conceitos e dimensões de planejamento

Planejamento é o processo de estabelecimento de um cenário desejado e um delineamento dos meios efetivos de torná-lo realidade. É ainda um processo contínuo que a empresa executa independentemente da vontade do administrador. Por isso o planejamento é a fase que antecede a decisão e da ação.


“O planejamento é o processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes”.


Ackoff (1974)

De acordo com Peter Drucker, é mais fácil conceituar planejamento pelo que ele não é, do que pelo que ele é:

• não pode ser estático, rígido ou descontínuo;

• não se confunde com o plano;
• não é atividade dos planejadores.


• é importante também no curtíssimo prazo, não se referindo apenas a um horizonte temporal definido no futuro de médio ou de longo prazo;
• não se reduz ao uso de algumas técnicas administrativas ou econômicas;
• não é uma função de assessoria ou tarefa secundária;
• não é previsão nem adivinhação.



Copyright © 2010 AIEC