Entendido como processo, o planejamento pode ser visualizado como um conjunto de etapas que compreende:

(1) avaliação do contexto;
(2) definição de objetivos;
(3) definição dos meios de execução;
(4) definição dos meios de controle;
(5) implementação;
(6) acompanhamento;
(7) avaliação.

Dimensões do planejamento – Steiner (1969:12) estabelece cinco dimensões do planejamento, não excludentes entre si e nem claramente separadas:


• Relativa ao assunto - pode ser pesquisa, novos produtos/serviços, produção, marketing, recursos humanos, dentre outros;
• Relativa aos componentes do planejamento - propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas e orçamentos;
• Relativa ao prazo (tempo) de execução do planejamento - longo, médio e curto prazo;
• Relativa às unidades em que se formulam o julgamento na organização:
-
corporativo,subsidiárias,grupos,divisões,departamentos,produto/projeto/
conceito.
• Relativa às características do planejamento - estratégico/tático, formal/informal, complexidade/simplicidade, qualidade/quantidade.



Copyright © 2010 AIEC