3 - Processo de elaboração do planejamento estratégico

Para iniciar-se a construção do planejamento estratégico, é preciso pensar sobre o que a empresa pode fazer, em relação ao ambiente externo; o que a empresa é capaz de fazer, em relação à competição; o que deve fazer, consideradas as restrições sociais e éticas e o que a alta administração da empresa quer fazer, consideradas as expectativas pessoais e grupais.


Algumas questões essenciais para compreensão do processo de elaboração:
  • quais as necessidades futuras dos clientes e beneficiários da organização e como é possível satisfazê-las?
  • quais as implicações dos pontos fortes e fracos da organização no futuro trabalho empresarial?
  • em que medida a estratégia atual da organização é eficaz?
  • qual deve ser a missão da organização?
  • quais devem ser os valores orientadores e a filosofia da organização?
  • em qual(is) segmento(s) de mercado a organização deve atuar?
  • como a organização deve estabelecer as suas prioridades?

Metodologia de elaboração - Não existe receita para todas as organizações elaborarem sua estratégia organizacional. A metodologia adequada às características da organização, que leve em conta sua cultura e seus valores, é um dos pontos-chave de sucesso do processo. Para Silveira, Jr. & Vivacqua (1996), as empresas têm três tipos de metodologia: 1) primeiro define-se “aonde a empresa quer chegar” e depois se estabelece “como ela está para chegar à situação desejada”; ou 2) primeiro define “como está” e depois estabelece “aonde quer chegar”; ou 3) define “aonde quer chegar” juntamente com o “como está para chegar lá”.




Copyright © 2010 AIEC